Valores e habilidades sociais em crianças no contexto da educação básica: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.104

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Valores, Crianças

Resumo

Este trabalho teve como objetivo conhecer as relações entre os valores e habilidades sociais de crianças no contexto da educação básica através de uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa. No decorrer da pesquisa foram encontrados, 12 artigos, sendo 5 descartados, pois não atendiam aos critérios de inclusão do estudo, sendo assim no total utilizados 7 artigos para análise e discussão do estudo. Foram utilizados como critérios de busca artigos publicados em revistas da área de psicologia nos últimos 10 anos, tendo como termos buscadores Valores Humanos, Habilidades Sociais, Empatia, Assertividade e Infância. Assim, foi feita uma análise interpretativa do material encontrado, onde foi percebido dentre todos os estudos analisados, que os mesmos permeavam no mesmo sentido, o desenvolvimento da criança no âmbito escolar e como os valores e as habilidades sociais, empatia e assertividade impactavam na sua vida cotidiana, dentre relações interpessoais e seu comportamento nos meios sociais, não descartando assim as possibilidades de aprendizagem dos mesmos.

Biografia do Autor

Caio Serafim Felix dos Santos, Centro Universitário de Patos (UNIFIP)

Psicólogo graduado pelo Centro Universitário de Patos

Layrtthon Carlos de Oliveira Santos, Centro Universitário de Patos

Doutor em Psicologia Social, Professor do Centro Universitário de Patos

Referências

AZEVEDO GUIMARÃES, Cristiane; DA COSTA, Carolina Severino Lopes; LESSA, Tatiane Cristina Rodrigues. Avaliação e manejo de habilidades sociais e problemas de comportamento de pré-escolares com deficiência. Temas em Educação e Saúde, p. e022002-e022002, 2022.

BANDEIRA, M.; DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A.; MAGALHAES, T. Validação das escalas de habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica (SSRS-BR) para o ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, p. 271-282, 2009.

BROLEZZI, A. C. Empatia na relação aluno/professor/conhecimento. Encontro: Revista de Psicologia, v. 17, n. 27, 2014.

CABALLO, V. E. Manual de evaluación y entrenamiento de las habilidades sociales. Madrid: Siglo, 2007.

CASALI-ROBALINHO, I. G.; DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Habilidades sociais como preditoras para problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 321-330, 2015.

CECCONELLO, A. M.; KOLLER, S. H. Competência social e empatia: Um estudo sobre resiliência com crianças em situação de pobreza. Estudos de Psicologia, v. 5, n. 1, p. 71-93, 2000.

CLAUDINO, A. Relação entre assertividade e estilos de gestão de conflito exploratório numa amostra de professores. Dissertação de Mestrado - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal, 2012.

PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes., 1999.

FAIJÃO, W.; CARNEIRO, G. R. S.; BRUNI, A. R.; MONTIEL, J. M.; BARTHOLOMEU, D. Aplicação de um Treinamento de Habilidades Sociais em crianças do ensino fundamental. Encontro: Revista de Psicologia, v. 13, n. 19, p. 69-89, 2010.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Universidade Estadual do Ceará, 2002.

GODINHO, T. J. L. C. G. Contributos para a compreensão do processo de empatia e do seu desenvolvimento. Dissertação de Doutorado- Universidade de Évora, Évora, Portugal, 2015.

MAIA, D. S.; BORTOLINI, M. O desenvolvimento da habilidade de assertividade e a convivência na escola. Psicologia em Revista, v. 18, n. 3, p. 373-388, 2012.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PASCHE, A. D.; FERNÁNDEZ, J. V.; SCHOTT, F.; BARBOSA, T. P.; VASCONCELLOS, S. J. L. Treinamento de Habilidades Sociais no Contexto Escolar-Um Relato de Experiência. Revista de Psicologia da IMED, v. 11, n. 2, p. 166-179, 2019.

REIS, M. D. S. A., OLIVEIRA, G. F. Valores humanos em uma instituição educacional pública. Revista de Psicologia, v. 5, n. 14, p. 50-61, 2011.

RESHAM, F. M.; ELLIOTT, S. N. Social skills rating system: circle pines. American Guidance Service, 1990.

RODRIGUES, M. C.; SILVA, R. D. L. M. Avaliação de um programa de promoção da empatia implementado na educação infantil. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 12, p. 59-75, 2012.

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina et al. Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, p. 737-750, 2017.

SILVA-IMBIRIBA, Andréa; LELLIS, Irani Lauer; DOS SANTOS OLIVEIRA, Núbia. Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais. Educação, v. 45, n. 1, p. e33303-e33303, 2022

TAMAYO, A.; SCHWARTZ, S. H. Estrutura motivacional dos valores humanos. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 9, n. 2, p. 329-348, 1993.

TAVRES, M. J.; CALDEIRA, S. N.; SILVA, O. Assertividade e envolvimento escolar dos alunos: A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação. Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico, p. 370-386, 2016.

VAN GROL, L. S.; ANDRETTA, I. Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em crianças com idade escolar: Um Estudo Descritivo. Temas em Psicologia, v. 24, n. 3, p. 1129-1138, 2016.

Downloads

Publicado

2023-04-08

Como Citar

Santos, C. S. F. dos, & Santos, L. C. de O. (2023). Valores e habilidades sociais em crianças no contexto da educação básica: uma revisão de literatura. Revista Coopex., 14(1), 470–484. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.104

Edição

Seção

Artigos

Categorias