Impactos do marketing sensorial na experiência de consumo no ponto de venda

Impacts of sensory marketing on the consumer experience at the point of sale

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.100

Palavras-chave:

Atmosfera de Loja, Cinco Sentidos, Experiência, Marketing Sensorial

Resumo

Introdução: Com a disseminação de informações em larga escala, os consumidores estão mais exigentes, possuem conhecimento sobre o mercado, buscam experiências exclusivas para atender às suas necessidades e são pouco leais às marcas. Neste sentido, o marketing sensorial emerge como uma alternativa de diferenciação para as empresas, pois se entende que o cliente não escolhe mais um produto ou serviço apenas pela relação custo-benefício, mas pela experiência oferecida no ambiente de compra. Objetivo: Analisar os impactos do marketing sensorial na experiência de consumo no ponto de venda. Metodologia: Estudo de natureza descritiva, de caráter qualitativo, do tipo revisão integrativa da literatura. A coleta de dados foi realizada a partir da seleção de artigos científicos publicados disponíveis na Scientific Electronic Library Online, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, na Scientific Periodicals Electronic Library e no Google Scholar com o auxílio dos termos indexadores: "Atmosfera de loja", "cinco sentidos", "experiência" e "marketing sensorial". Resultados: Constatou-se que os impactos do marketing sensorial na experiência de consumo no ponto de venda são considerados positivos, pois na experiência de compra, proporciona um ambiente agradável, experiências satisfatórias/diferenciadas, atrai a atenção do consumidor, contribui para a permanência na loja, conforto, intenção de compra e confiança do consumidor. Conclusão: os achados do estudo revelaram que o marketing sensorial contribui para a melhoria na experiência de consumo no ponto de venda, visto que, proporciona um ambiente agradável, experiências satisfatórias e diferenciadas ao consumidor. Além disso, a pesquisa pode ter implicações positivas para as organizações, a partir da reflexão quanto ao uso do marketing sensorial no ponto de venda, fazendo com que ampliem as estratégias de diferenciação e proporcionem experiências memoráveis aos seus clientes.

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Publicado

2023-01-19

Como Citar

Melo , A. V. de, & Sousa, M. N. A. de. (2023). Impactos do marketing sensorial na experiência de consumo no ponto de venda: Impacts of sensory marketing on the consumer experience at the point of sale. Revista Coopex., 14(1), 19–32. https://doi.org/10.61223/coopex.v14i1.100

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Artigos

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