Acidentes com materiais perfurocortantes e fluidos corpóreos em um hospital de urgência e emergência

Autores

  • Aleson Pereira de Sousa Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-3430-477X
  • Marcone de Souza Macena CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP
  • Crislainy da Silva Ribeiro CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP
  • Evadio Pereira Filho Instituto Federal da Paraíba - IFPB

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.1

Palavras-chave:

Perfurocortantes. Fluidos. Acidentes

Resumo

Introdução: São especificados como acidentes do trabalho aqueles que decorrem do exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pela execução de trabalho do segurado especial, e que tem como consequência a lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter permanente ou temporário. Objetivos: O objetivo averiguar a ocorrência de acidentes com materiais perfurocortantes e fluidos corpóreos em um hospital de urgência e emergência no sertão paraibano. Métodos: Como método de estudo, foram utilizadas a pesquisa exploratória, e a forma de abordagem, a pesquisa é caracterizada como quantitativa. Aplicado o questionario e cheklist aos funcionarios de um hospital de urgência e emergência do sertão paraibano. Resultados e Discussão: O estudo foi aplicado no setor de  urgência e emergência, composto de 207 profissionais. A amostra foi composta por 39 profissionais que trabalham na área de urgência e emergência e que estiveram de plantão no dia. De acordo com o questionario 36% dos pesquisados tiveram acidentes com material perfurocortante ao longo da carreira. Em relação a acidentes com fluidos corporeos 23% sofreram algum tipo de acidente, sobre as precauções de medidas de proteção, 85,7% dos entrevistados possuem algum tipo de conhecimento. De acordo com a amostra 78% receberam algum treinamento sobre biossegurança. Considerações Finais: Conluir-se que a problematica da pesquisa foi respondida, bem como os objetivos do trabalho foram alcançados, indicado a adoção de treinamentos, capacitações para as equipes da instituição Sugere-se ainda que quando da ocorrência de acidentes, os profissionais realizem as devidas notificações, com vistas a contribuir para as estatísticas sobre acidentes, e consequentemente adoção das medidas necessárias para a prevenção. Além disso, é necessário que procurem a tempo a realização da profilaxia pós-acidente, para desse modo, minimizar os danos causados por estes.

Biografia do Autor

Marcone de Souza Macena, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pela Faculdades Integradas de Patos (2020). Tecnológo em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal da Paraíba - PB (2017).

Crislainy da Silva Ribeiro, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pela Faculdades Integradas de Patos (2020). Bacharel em Fisioterapia pela Faculdades Integradas de Patos (2018)

Evadio Pereira Filho, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Mestre em Administração UnP. Doutorando em Administração UFRN. Professor do Instituto Fderal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Pereira de Sousa, A., Souza Macena, M. de ., Silva Ribeiro, C. da ., & Filho, E. P. . (2021). Acidentes com materiais perfurocortantes e fluidos corpóreos em um hospital de urgência e emergência. Revista Coopex., 12(1), 1–16. https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.1

Edição

Seção

Artigos