Atenção básica: papel da enfermagem nas síndromes hipertensivas gestacionais no contexto atual

Autores

  • Aleson Pereira de Sousa Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-3430-477X
  • Joyce Maria da Graça Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP
  • Sabrina Alves de Lucena Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.9

Palavras-chave:

Hipertensão gestacional, Atenção Primária á saúde, Coronavirus, Cuidado Pré-Natal e Enfermagem.

Resumo

Introdução: A doença classificada como COVID-19, é causada pelo vírus SARS-CoV-2, sendo o agente causador de uma série de casos de infecções em especial as respiratórias. A gravidez é um processo fisiológico que traz ao organismo materno uma série de alterações físicas e emocionais. Geralmente o período gestacional acontece sem intercorrências. Contudo, em alguns casos, ele pode representar riscos, alterando o ciclo gestacional. Os distúrbios hipertensivos representam uma causa de mortalidade materna de impacto mundial. Objetivos: O objetivo deste estudo foi analisar a recente literatura publicada através de periódicos disponíveis nos sites da Lilacs, Scielo e Pubmed, reunindo informações no intuito de fornecer elementos que possam contribuir para o conhecimento científico sobre, desvelar o papel da enfermagem frente a pandemia do novo coronavírus na assistência de pré-natal ofertada para gestantes com síndromes hipertensivas. Métodos: Os dados descritos neste estudo foram oriundos artigos científicos publicados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine (PUBMED). Resultados e discussão: Durante a gestação a mulher está sujeita a condições especiais, inerentes ao estado gravídico, que acarretam mudanças nos processos metabólicos. A Atenção à Saúde da mulher no período gestacional implica em uma assistência de qualidade e humanizada, com vistas a compreender o processo saúde-doença sob uma nova percepção. Dessa forma, é necessário entender a paciente na sua integralidade, singularidade e multidimensionalidade. A doença, denominada Covid–19, é uma síndrome respiratória transmitida pelo vírus a partir da transmissão por gotículas provenientes de tosse ou espirro da pessoa infectada, que podem atingir a via respiratória alta. Durante situações de surtos e epidemias, as UBS e ESF tem papel fundamental na resposta global à doença em questão, acolhendo casos mais leves, identificando e encaminhando às unidades referenciadas os casos graves e com risco de vida. Considerações Finais: Ao refletir sobre o atual cenário de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, conclui-se que mesmo diante de muitas dificuldades a Atenção  Primária  à  Saúde, ainda se configura como ancora na busca pela melhor assistência prestada não só para as gestantes, mas também para toda a população.

Biografia do Autor

Joyce Maria da Graça Santos, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário UNIFIP (2020). Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Patos (2018).

Sabrina Alves de Lucena Santos , CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário UNIFIP (2020). Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Patos (2018).

Downloads

Publicado

2021-07-14

Como Citar

Pereira de Sousa, A., Graça Santos, J. M. da ., & Lucena Santos , S. A. de . (2021). Atenção básica: papel da enfermagem nas síndromes hipertensivas gestacionais no contexto atual. Revista Coopex., 12(1), 1–16. https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.9

Edição

Seção

Artigos