Brucelose enquanto zoonose: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.2

Palavras-chave:

brucelose, zoonose, saúde pública.

Resumo

Introdução: Zoonoses são doenças comuns entre humanos e animais, a brucelose é uma delas e trata-se de uma doença infecto-contagiosas de caráter crônico, potencial zoonótico e de fácil disseminação, sendo extremamente importantes sob o ponto de vista de saúde pública. Objetivos: Este artigo foi elaborado com o intuito de enfatizar a importância que da brucelose para a saúde pública, relacionando com a doença em bovinos e apresentando todos os aspectos da doença para demonstrar a relevância do trabalho do médico veterinário nesse aspecto e para a saúde pública. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura em que buscou informações nas bases de dados Pub Med, Scielo, Google Acadêmico e Periódico Capes por meio dos seguintes descritores: brucelose, zoonose, saúde pública. A pesquisa foi limitada a artigos publicados no período de 2010 a 2020. Resultados e discussão: Os resultados foram descritos por meio de tópicos, englobando principalmente os aspectos etiológicos, a epidemiologia, a transmissão, a sintomatologia, o controle e a profilaxia da doença. Considerações Finais: Conclui-se que a brucelose é uma doença de grande importância na saúde pública devido não apenas aos riscos à saúde humana como também aos prejuízos econômicos que podem ocasionar da sua ocorrência em todos os estados do Brasil. A prevenção e o controle dessa doença devem sempre ser prioridade nas pesquisas de sanidade animal a Brucelose ainda é um problema recorrente em todo o mundo, e no Brasil ainda é tratado como um problema de saúde pública, sendo, portanto, o médico veterinário o profissional relevante ao controle e tratamento dessa doença.

Biografia do Autor

Abel da Silva Vieira, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pela Faculdades Integradas de Patos (2020). Bacharel em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2020).

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Pereira de Sousa, A., & Silva Vieira, A. da . (2021). Brucelose enquanto zoonose: revisão de literatura. Revista Coopex., 12(1), 1–13. https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.2

Edição

Seção

Artigos