A importância do diagnóstico precoce da sífilis gestacional durante o pré-natal para prevenção da sífilis congênita

Autores

  • Aleson Pereira de Sousa Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-3430-477X
  • Sabrina Alves de Lucena Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP
  • Dayanne Barbosa Wanderley CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP
  • Joyce Maria da Graça Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP
  • Gabriella Matias da Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

DOI:

https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.13

Palavras-chave:

Diagnóstico. Pré-natal. Sífilis congênita.

Resumo

Introdução: A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por via sexual ou transplacentária. A realização do pré-natal é fundamental para a prevenção e controle desta infecção. O tratamento é feito com antibióticos, sendo o mais utilizado a penicilina benzantina. Objetivos: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância do diagnóstico precoce da sífilis gestacional com o intuito de combater a sífilis congênita. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada através da consulta em artigos científicos consultados nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Ministério da Saúde. Resultados e discussão: A transmissão vertical do T. Pallidum pode ocorrer em qualquer período da gestação. Para o diagnóstico da sífilis em mulheres grávidas, são utilizados os testes rápidos, conhecidos também como testes treponêmicos convencionais e os testes não-treponêmicos. É essencial que os casos diagnosticados de sífilis sejam orientados adequadamente na atenção básica durante o pré-natal pelos profissionais de saúde, para que a gestante e o seu parceiro tenham conhecimento necessário acerca da sífilis. Considerações Finais: Para diminuir a incidência de casos de sífilis na gestação e de sífilis congênita, é necessário que os profissionais de saúde juntamente com a população se conscientizem sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Biografia do Autor

Sabrina Alves de Lucena Santos, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário UNIFIP (2020). Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Patos (2018).

Dayanne Barbosa Wanderley, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública pelas Faculdades Integradas de Patos

Joyce Maria da Graça Santos, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário UNIFIP (2020). Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Patos (2018).

Gabriella Matias da Silva, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS – UNIFIP

Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário UNIFIP (2020). Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Patos (2018).

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Pereira de Sousa, A., Lucena Santos, S. A. de ., Barbosa Wanderley, D. ., Graça Santos, J. M. da ., & Matias da Silva, G. . (2021). A importância do diagnóstico precoce da sífilis gestacional durante o pré-natal para prevenção da sífilis congênita. Revista Coopex., 12(1), 1–10. https://doi.org/10.61223/coopex.v12i1.13

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.